sábado, 16 de outubro de 2010

CACHOEIRA PAULISTA: ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Cachoeira é uma boa Cidade, já com visível caráter Paulista. Sobre a colina há um Hotel no qual os passageiros que não trouxeram provisões almoçam habitualmente, mas como devem tomar lugares e se ocupar das bagagens é freqüente deixarem o almoço em meio. Nós tínhamos almoçado cedo e, por isto, pude transportar com calma todo o meu povinho e as cestas, sacos, bolsas de viagem, malas de mão, etc., assim como arrumar tudo no Carro da Estrada do Norte e ainda providenciar o seguimento das grandes malas, o que é sempre necessário, pois a ordem ali reinante não é das melhores. Aliás, é chocante a diferença entre a brutalidade dos empregados da Estrada do Norte. Não se ganha com a mudança porque os Carros são bem elegantes, mas estreitos e incômodos. A bitola é estreita e por isto os carros também o são e falta-lhes comodidade. Os gabinetes de toilette são apertados, não há mesas e os lugares são demasiado estreitos para serem cômodos. Arranjamos com grande dificuldade a nossa bagagem miúda e o Carro se encheu de tal forma que nós estávamos como sardinhas em lata. A Cidade fica à beira do Paraíba e causa boa impressão.

O Artigo trata se de uma viagem entre o Rio de Janeiro e São Paulo, feita por ferrovia exatamente há 120 Anos atrás. O Autor do relato é Carl von Koseritz, um imigrante alemão, residente no Rio Grande do Sul e que por um curto espaço de tempo chegou a morar no Rio de Janeiro. Em meados da década de 1850 veio a se tornar jornalista, tendo lançado o seu grande jornal em 1864: "Koseritz Deutsche Zeitung", onde em 1883 ele publica o relato de sua viagem. Em 1885, este texto, juntamente com outros veio a ser publicado em livro na Alemanha, com o título de "Bilder aus Brasilien", que foi mais tarde traduzido e publicado no Brasil com o título de "Imagens do Brasil".




Ladrilhos hidráulicos no saguão

FOTO: HORA DE PRESERVAR
Prédio da estação Ferroviária de Cachoeira Paulista atualmente...
FOTO: HORA DE PRESERVAR



FOTO: HORA DE PRESERVAR



FOTO: HORA DE PRESERVAR

Passado glorioso...















A locomotiva "Biriba"
















7 comentários:

  1. Autoridades, cidadãos de Cachoeira, Canção Nova, Gabriel Chalita, Aloísio Vieira vão me desculpar mas vocês deixarem acabar a Estação Ferroviária...vocês todos juntos...são uns bostas!

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    1. ISSO NÃO DÁ VOTO MEU AMIGO... DARIA ATÉ PRA TRAZER ALGUM DIVIDENDO PARA O BOLSO DOS DOIS...MAS... TEM APLICAÇÕES MAIS EFICIENTES!

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    2. Meu bom rapaz, O Chalita é o Paulo Coelho aqui de Cachoeira, vende livros como a Canção Nova vende fé, achas que ele está preocupado com Estação?
      Agora se a tivessem doado pra Canção Nova, aí sim dariam um jeito. Derrubariam tudo e construiriam outro templo bem grandão pra caber bastante filho de Deus e é claro dízimo!

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  2. Isso porque o Sr Chalita foi Secretário da Educação de São Paulo. Ele tem muita cultura mesmo. O Vanderlei que o diga.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Bem, esta belíssima construção mexe com nossos sentimentos ao vê-la neste estado, doe no peito, lacrimeja os olhos, mas, sua própria história a condena. Construída para fins taxativos da coroa, foi um dos símbolos que marcou a decadência do ciclo do café no Vale, com esta queda e novas políticas, aplicação de estratégias de economia e desenvolvimento superaram as expectativas passadas, (por que baldear mercadoria na estação se podemos ir direto? Não existe mais exploração ali. Não somos mais estrada de ferro imperial e estamos nesta para ganhar com privatização, são pensamentos governamentais atuais.). Outro fato, vem do Brasil estar amarrado à Petrobras e não explorar o meio mais econômico e seguro de transporte que é a ferrovia. Eu já passeei no trem de prata, alguém ainda se lembra dele? Mas viagens como esta justificaria mantê-la para embarque e desembarque. Falamos agora na falta de cultura e no vandalismo. Pessoas da comunidade saquearam o que restou deste monumento. (Não somente políticos safados, que receberam verbas 2x da Sesgranrio para reformá-la). Ela é um patrimônio abandonado, existem leis que determinam sua preservação. Mas, falamos a verdade. Numa cidade que não tem médicos, irão empregar verbas na estação. Não queira adoecer nesta cidade, pode se dar mal se não for rico. Sinto do fundo do meu coração, os pesares pela mais linda estação do País. Tenho dela a lembrança dela ser uma bela oficina, não a vi como armazém, sou novo para tal, mas seus detalhes como seu piso, sua escada de madeira, seu estado ainda juvenil, jaz em nossa memória.

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