sexta-feira, 15 de junho de 2012

BANANAL DEU CAFÉ AO BRASIL

De todas as cidades esquecidas na antiga Rio - São Paulo, Bananal é a que guarda mais imponência e história. A região, engastada na Bocaina, é belíssima e dela se pode ter ideia tomando um caminho que sai de detrás da igreja  matriz e chega ao morro da Caixa D'Água. Bem no alto, fica o antigo cemitério, onde túmulos de ferro trabalhado, da primeira metade do século dezenove, dão testemunho de sua época de ouro. As inscrições não comportam  senão iniciais. Mas ali estão enterrados os representantes da nobreza da terra, na época do café. Hoje eles se desmoronam, já não há quem cuide de sua aparência, uns quase desbarrancam sobre o plano mais baixo.

***

Na praça da cidade fica o Hotel Brasil, um venerado casarão que deixou fama através das grandes recepções. Pertencia a família Almeida, depois foi hotel famoso. Hoje é limpo e confortável, sem o esplendor de outrora, somente adivinhado através de seus cômodos e corredores. Note a entrada ampla para carruagens.
Texto: Revista 4 Rodas ano 1965

 Hotel Brasil
 FOTO:  horadepreservar.blogspot.com.br



Solar Aguiar Vallim
FOTO:  horadepreservar.blogspot.com.br


FOTO:  horadepreservar.blogspot.com.br

Farmácia antiga 
FOTO:  horadepreservar.blogspot.com.br

Casarão colonial recentemente restaurado
FOTO:  horadepreservar.blogspot.com.br






2 comentários:

  1. Olá, o Celso de Lorena (morando atualmente em Guaratinguetá) está promovendo um encontro no túnel no domingo dia 8. Segue a frente o anúncio que ele me enviou: O Clube de Tiro Lorena comemorando seus 34 anos de fundação, mais uma vez em comemoração a gloriosa Revolução Constitucionalista de 1932, promove no próximo dia 8 de Julho, domingo, o tradicional passeio pelo túnel da Mantiqueira onde ocorreram sangrentos combates durante todo o tempo em que durou a revolução. As forças Paulistas tomaram o túnel nos primeiros dias do conflito e somente se retiraram no final dele; ele nunca foi tomado pelas forças do governo ditatorial.
    O passeio inclui a travessia do túnel partindo do lado Paulista até a outra extremidade já em Minas Gerais, município de Passa Quatro.
    O referido túnel foi construído pelos ingleses no final do segundo império para a estrada de ferro "The Minas and Rio Railway" e foi a única maneira de vencer a serra da Mantiqueira em direção a Minas.
    Ele tem quase 1 quilometro de extensão e é talvez o mais longo do Brazil, foi inaugurado em 5 de março de 1883 por D. Pedro II, conforme foto abaixo. Ele encontra-se exatamente como quando foi inaugurado.
    Para a travessia é necessário que se leve roupa apropriada pois normalmente nesta época do ano faz muito frio; sapatos impermeáveis pois no interior do mesmo existem muitas nascentes e lanternas pois ele é curvo e no meio a escuridão é absoluta.
    Pedimos aos participantes que tem a felicidade de ter nascido em São Paulo que tragam bandeiras das Treze Listras para comemorar devidamente o feito!
    A concentração será as 9:30 no marco no alto da serra, na estrada Cruzeiro-Passa Quatro, exatamente na divisa entre São Paulo e Minas.
    Após a travessia "invadiremos Minas" e degustaremos uma bela comida mineira em restaurante próximo do local. Outras iguarias do local como queijos, trutas, cachaça e doces também estão à disposição.
    Partindo da estação ferroviária de Passa Quatro sai um trem com locomotiva à vapor mantida pela ABPF, foto abaixo, que vai até o túnel e retorna; um passeio turístico muito interessante e nostálgico. Eles tem saídas de Passa Quatro às 10:00 da manhã e 14:30, segue até o túnel com duas paradas. O valor do passeio é de R$ 28,00. Os interessados favor entrar em contato para que eu possa agendar isto com eles. É bom se antecipar pois normalmente os passeios saem lotados.
    Um abraço,

    Vandeir (vandeir.santos@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Ia me esquecendo, estarei lá com o meu detector de metais. Vandeir

    ResponderExcluir