domingo, 3 de junho de 2012

A SANTA CABEÇA

A FESTA DE SANTA CABEÇA NO ANO DE 1975

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal


Foto: Arquivo Pessoal

Na estrada que vai de Silveiras a Cachoeira paulista, 9 km antes desta ultima, a gente topa de repente com uma igreja do lado direito, que o povo conhece como a igreja de Santa Cabeça, nome que dão também ao lugarejo.Do  lado esquerdo embaixo,mora D.Maria, a zeladora que tem as chaves. O objeto do culto está no altar-mor  dois anjos de meio metro segurando um resplendor que que tem no centro um nicho de vidro.No nicho está a cabeça, há cem anos.
Santa Cabeça, de quem? Ninguém sabe, nem a igreja, nem d. Maria,  nem os fiéis que levam os ex-votos agradecidos .Pode ser uma cabeça de uma boneca, de um anjinho barroco,  de uma santa mesmo. O culto na segunda quinzena de agosto, atrai milhares de pessoas todos os anos,desde que a Santa Cabeça foi encontrada num rio e a ela atribuíram milagres. os ex-votos  e documentos já foram queimados três vezes, quando lotaram a igreja. Agora restam 8.000 no templo.Recentemente a Santa Cabeça foi a Cachoeira Paulista. Comemorou-se lá a festa, mas não deu resultado financeiro, ela voltou ao lugar de sempre. O culto estranho não pertence ao calendário da igreja.Mas tem seu veio democrático foi o povo quem criou.

TEXTO: REVISTA 4 RODAS 1965


2 comentários:

  1. Caro, teria sido aí a sede do antigo município de Jataí, extinto em 1934?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o antigo município de Jataí fica nesta mesma estrada(Rod. dos Tropeiros)só que alguns quilômetros antes para quem vai em direção a Bananal.

      Excluir