Com 996 metros de comprimento,construido em aclive e com curva é considerado uma proesa da engenharia da época,foi construído em 1882 pelo engenheiro inglês Herbert E. Hunt, e inaugurado em 5 de março de 1884, pelo Imperador Dom Pedro II, para fazer a ligação entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais para servir a Estrada de Ferro Minas and Rio Railway.No dia 22 de junho de 1884 ocorreram a inauguração da Estrada de Ferro Minas and Rio e a primeira viagem de trem que teve como convidados de honra os imperadores Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina, juntamente com a princesa Isabel, o Conde D´Eu e o Major Novaes, fundador de Cruzeiro,fizeram o percurso entre Cruzeiro-SP e Tres Corações-MG num total de 170 KM. Em junho de 1882, o Imperador D. Pedro II e sua comitiva visitaram a cidade de Cruzeiro-SP, com o objetivo de inspecionar as obras de construção da Minas and Rio Railway e do Grande Túnel. O Túnel foi, também, local estratégico na Revolução Constitucionalista de 1932, na qual foi frente de batalhas e um dos pontos mais visados pela tropas inimigas.Tendo tombado mortos cerca de 97 homens, naquele que seria um dos mais sangrentos capítulos da revolução de 1932.
EIS AQUI O TUNEL DA MANTIQUEIRA....
Monumentos em homenagem à revolução de 1932 no alto da Serra da Mantiqueira
Marco territorial na divisa SP-MG
Marco da Estrada Real(Caminho para o Túnel da Mantiqueira)
Vestígios do calçamento original da Estrada Real
Capsula de munição da revolução de 32
Vista da garganta do Embaú (caminho para o Túnel da mantiqueira)
Natureza na garganta do Embaú
Chuva na garganta do Embaú na Serra da Mantiqueira
Vista da garganta do Embaú
Vista sobre o tunel lado paulista
Ruínas próximo à boca do túnel (lado paulista)
Boca do Túnel da Mantiqueira (lado paulista)
Boca do Tunel da Mantiqueira(lado paulista)
Boca do Túnel da Mantiqueira (lado paulista)
Vista de dentro do túnel (lado paulista)
Curva do tunel
Escuridão total
Vista de dentro do Túnel da Mantiqueira (lado mineiro)
Tunel (lado MG)
Boca do Tunel da Mantiqueira(lado MG)
Vista de cima do Tunel (lado MG)
Vista da Estação Cel Fulgêncio(lado MG)
Muro de pedra na boca do Túnel da Mantiqueira (lado MG)
Boca do túnel (lado MG)
Agua da Serra da Mantiqueira
Marco territorial mineiro
Trocador de trilhos na estação Cel Fulgêncio
Estação Cel Fulgêncio da Minas and Rio Railway
Estação Cel Fulgêncio
A velha locomotiva à vapor Baldwin da ABPF
Trem túristico da ABPF na est.Cel. Fulgêncio
Avelha Baldwin manobrando
Rotatória na est.Cel. Fulgêncio
Eixo central da rotatória (fabricação inglesa)
Vista da Estação já a caminho de Passa Quatro MG