quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BANANAL E A LOCOMOTIVA TEREZA CRISTINA

A ESTAÇÃO...

A estação de dois pavimentos é pré-fabricada em chapas metálicas e foi importada da Bélgica,servia a EF Ramal Bananalense e foi inaugurada em 01/01/1889 , destinava-se ao transporte de passageiros e principalmente de café,a maior riqueza da região.

Esta linha pertenceu à José Aguiar Valim que mais tarde vendeu para Domingos Moitinho e finalmente foi adquirida pela União através de decreto em 25/09/1918.

Com o declínio do café e a inauguração da Rodovia Presidente Dutra na déc.de 50 a ferrovia e a estação,sob o modo de ver de algumas pessoas,perderam sua utilidade e foram desativadas em 01/06/1964 ficando por um longo período abandonada.

Hoje a estação ferroviária é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e foi totalmente restaurada, porém seus trilhos foram todos retirados.



Visão frontal.

Muitos "Barões do Café" e pessoas importantes da região passaram por essas portas.





Área de embarque.
Daqui partiam pessoas e café, também conhecido como o "ouro verde."





Portas e janelas feitos de pinho de riga.



A LOCOMOTIVA...
Por melhor e mais bem feita que possa ser uma restauração,a melhor forma de preservar uma locomotiva é mantê-la ativa, rodando pelos antigos trilhos e velhos caminhos.Eles sim,seus companheiros de muitas histórias.
Esta locomotiva restaurada para exposição estática,foi colocada em frente à estação pela Rede Ferroviária Federal na déc. de 90 mas não é o modelo que circulava no ramal.


Detalhe do fabricante da locomotiva.

Imaginem o tédio dessas duas...


Equipamentos ainda existentes na velha Baldwin.


Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Esta estação me lembra o avó que nela trabalhou entre 1927 a 1930 de telegrafista. Minha avó faleceu nesta cidade em 1929, está no cemitéiro da santa casa.Um abraço.

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